Wednesday, July 23, 2008

Optimus Alive! 08 - 2º dia (11/07/08)

Ora muito bem, vamos lá então ao segundo dia do Alive. Nem este nem o terceiro foram tão "cheios" como o primeiro mas mesmo assim foram dias bastante interessantes. Sinceramente, chateou-me um bocado o alinhamento destes dois últimos dias, especialmente no palco secundário. É que se as bandas do palco secundário no primeiro dia, especialmente MGMT e Vampire Weekend, tivessem actuado antes no segundo ou terceiro dia eu tinha ficado bem mais contente, mas claro que tinham que encher o primeiro dia até acima para fazer frente ao SBSR, algo que pelos vistos funcionou mesmo... Mas pronto, não se pode ter tudo o que se quer e como tal acabei por nos 2 primeiros dias não ver mais do que excertos de concertos nesse palco, não que o terceiro dia tenha sido muito diferente. Aliás, neste segundo dia não me interessava mesmo nada do que se passava por lá, já que houve um showcase duma editora de música electrónica, algo que não faz o meu género.
. The John Butler Trio:
Cheguei ao recinto por volta das 18h e andei por lá às voltas até encontrar pessoal conhecido e passado um bocado anunciarem a falta dos Nouvelle Vague devido a problemas com o voo para Lisboa. Como tal, o John Butler começou uma hora mais cedo e após andar por lá a passear mais um bocado fui então vê-lo. Acabei por assistir à maioria do concerto, até porque queria ir andando para a frente para ter um lugar de jeito para a coisa mais interessante que se ia passar naquele palco naquele dia (acho que é um bocado óbvio, mas estou a falar de Bob Dylan). O concerto do John Butler foi engraçado, até para mim que não conhecia nada dele. Foi uma actuação marcada pela boa disposição, da banda e do público, havendo mesmo muita gente claramente interessada nesta (foto em baixo). . Bob Dylan:
Seguidamente, veio um senhor que não esperava mesmo nada alguma vez ter oportunidade de ver ao vivo (algo que se aplica a qualquer um dos 3 cabeças de cartaz deste festival). Foi um concerto memorável, mesmo que dificilmente tenha percebido alguma coisa do que Bob Dylan dizia devido à sua tendência para arrastar as palavras que nem blocos de xumbo. Mas não faz mal, porque só estar na presença da pessoa já chegou. O momento alto do concerto e a única música que sequer reconheci mesmo foi claramente a "Like A Rolling Stone". Aí sim, toda a gente cantou!
Já agora, neste concerto passou-se uma coisa extremamente bizarra à minha volta, que explico a seguir. Tinha duas inglesas à minha frente que nem tinham grande vontade de estar lá mas um português simpaticamente as convenceu a ficar. Depois, uma começou a dançar toda agarrada a um gajo qualquer que por acaso tinha ido parar ao lado dela. É então que a amiga, para não ficar para trás, depressa chamou para ao pé dela um neozelandês que andava por lá e passado 5 minutos já estava ao colo dele a trocar saliva. Não que tenha alguma coisa contra estes actos ou seja alguma santinha mas escusavam de estar lá à frente a ocupar espaço e ignorar completamente o que se passava no palco... Não sei o que se passou a seguir com o grupinho porque à primeira oportunidade passei-lhe à frente, visto não ser aquele espectáculo que me interessava. Depois do concerto desta grande mente musical, veio outra escolha de cartaz que escapa completamente à minha compreensão: Within Temptation. Dava para perceber quem estava lá para os ver, vestidos e pintados a rigor mas eu definitivamente não estava lá para esta banda e embora tivesse alguma curiosidade para ver Buraka Som Sistema (que já tinha visto num arraial do técnico), acabei por me ir embora pouco depois do concerto dos Within começarem a tocar. No dia a seguir ouvi dizer que Buraka tinha sido mesmo alta festa e fiquei com alguma pena de não os ter visto, mas também sobrevivo:P

No comments: